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Home Care

Assistência Médica Domiciliar

O que é Home Care?

Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar. Essa modalidade, hoje uma obrigação do SUS e da saúde suplementar, visa permitir desospitalização precoce dos pacientes assim liberando mais leitos hospitalares e levando o paciente pro conforto da familia em algumas situações ajudando na recuperação do mesmo, tendo como principais usuários pacientes com doenças crônicas e grande dependência para cuidados da vida diária e de enfermagem.

Elegibilidade para a Home Care?

A elegibilidade de um paciente para Home Care pode ser definida pela operadora ou por normas da regulação de saúde. Não há uma lei específica sobre o assunto. Contudo, os critérios da ABEMID (Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar) e da NEAD são as mais utilizadas. Ao ler os critérios, a nutrição por gastrostomia, traqueostomia com ventilação mecânica e dependência total de cuidados diários são os critérios mais comuns para concessão de Home Care. Infelizmente, pacientes com necessidade apenas de cuidadores, com auxílio parcial para higiene e banho, não se enquadram na classificação, ficando o custo com a família.

Dentro de um modelo de Home Care existem inúmeras formas de atendimento, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista ou aplicação de medicação via endovenosa (ou intramuscular); monitoramento e atendimentos médicos e de enfermeiros. Além disso, há ainda a “verdadeiro” ID (internação domiciliar), que consiste na presença de um técnico de enfermagem na residência por 6, 12 ou 24 horas por dia com um maior aparato médico hospitalar de maior complexidade (ex: ventilador mecânico), além de dispositivos médicos como traqueostomia, gastrostomia.

Benefícios

Uma revisão sistemática da Cochrane, em 2013, mostrou que cuidados paliativos domiciliares melhoram sintomas dos pacientes (em especial os oncológicos). Outras vantagens dessa modalidade são:

  • Conforto
  • Apoio familiar
  • Apoio multiprofissional
  • Autonomia
  • Redução de custos
  • Humanização do atendimento